A acerola é conhecida como uma excelente fonte natural de vitamina C, bastante apreciada pelos adeptos da dieta saudável. Mas além da vitamina C, a fruta oferece carotenóides e polifenóis. Ou seja, o seu consumo é ideal para quem busca emagrecer.

Um estudo brasileiro publicado na revista Lipids in Health and Disease, em 4 de fevereiro de 2014, apontou que a acerola protege as proteínas envolvidas na reações de lipólise (quebra de gordura) e ajuda a reduzir a inflamação do organismo. A pesquisa mostrou que o consumo de suco de acerola reduziu o nível de proteínas inflamatórias (TNFα) e aumentou a lipólise nos ratos avaliados que, durante quatro semanas, receberam uma dieta altamente calórica.

Com isso, os pesquisadores concluíram que o suco de acerola pode prevenir o ganho de peso, como também reduzir a inflamação do organismo. Mais é importante lembrar que novos estudos ainda são necessários para entender melhor os mecanismos envolvidos nos efeitos benéficos associados com o consumo do suco de acerola.

A acerola é mais consumida na forma de suco, pois in natura é muito ácida. No preparo, a fruta deve ser misturada com duas a três partes de água e batida no liquidificador. Cada 100 gramas de acerola oferece em média: energia (35 calorias), carboidratos (7,6 gramas), proteínas (0,4 gramas), gorduras (0,3 gramas), vitamina C e vitamina A.