Dormir poucas horas por noite aumenta o apetite por comidas gordurosas. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, a privação do sono pode alterar a maneira como o cérebro reage à chamada junk food, causando um aumento de consumo desse tipo de comida.

A pesquisa revelou que o indivíduo que é exposto a alimentos pouco saudáveis têm os centros de recompensas de seu cérebro ativados de maneira diferente quando há restrição do sono. “Os resultados afirmam que quando uma pessoa dorme pouco ela acha os alimentos gordurosos mais atraentes e consume esse tipo de comida com mais intensidade”, diz Marie-Pierre St-Onge, coordenadora do estudo.

A conclusão veio após um grupo de homens e mulheres de peso normal se submeterem a uma ressonância magnética enquanto olhavam para fotos de alimentos saudáveis e gordurosos. Metade dos participantes dormiu poucas horas à noite enquanto o restante tinha dormido bem antes dos testes. Os resultados acrescentaram informações importantes para a relação entre o sono, o apetite e a obesidade.