Uma pesquisa realizada na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, acompanhou durante três meses 60 homens obesos que apresentavam boa saúde. Metade dos participantes praticaram 30 minutos de atividades físicas ao dia, três vezes por semana e o restante, 60 minutos. Ao final do estudo, a média da redução de massa corporal foi quase a mesma entre os dois grupos, ficando próxima a quatro quilos.

Os exercícios tinham intensidade suficiente para produzir suor e os homens utilizaram aparelhos que monitoraram a frequência cardíaca e o gasto calórico de cada um. O grupo que treinou por 30 minutos ao dia queimou mais calorias do que estava previsto no programa de emagrecimento. Isso significa que o tempo a mais que os outros participantes se exercitaram não promoveu perda de peso adicional, segundo os autores.

Para Mads Rosenkilde, coordenador do trabalho, uma possível explicação é que é mais provável que, quando uma pessoa se exercita por 30 minutos, ela fica com mais vontade e energia suficiente para realizar outras atividades extras durante o dia. Além disso, o grupo que se exercitou por 60 minutos ingeriu mais calorias, o que pode contribuir para que a redução de peso não tenha sido tão grande.

Fica a dica: Quer reduzir o peso? Se programe de acordo com o seu ritmo. Pratique 30 ou 60 minutos de atividade física moderada ou intensa ao dia, três vezes por semana, e você atingirá o seu objetivo.