Algumas pessoas evitam o café da manhã, outras o ignoram. No entanto, os profissionais da nutrição afirmam que o desjejum deve ser indispensável. E começar o dia fornecendo ao corpo a energia que ele precisa deve ser a nossa meta.

“Alimentar-se pela manhã é fundamental para a saúde. Além de contribuir para o equilíbrio de tudo o que se comerá durante o dia, os benefícios do desjejum vão desde o estímulo do funcionamento intestinal, prevenindo doenças, à melhora do desempenho em testes de memória e na resolução de problemas”, afirma a nutricionista Débora Marquetti.

Um benefício importante do café da manhã é a manutenção do peso ideal, pois os nutrientes não consumidos nas primeiras horas do dia não serão compensados em refeições seguintes. “Quando não nos alimentamos pela manhã o nosso corpo chega com mais fome ao almoço. Já fracionar as refeições ao longo do dia, com a inclusão do desjejum, contribui para o metabolismo energético adequado e equilibra melhor o que consumimos e o que gastamos”, confirma Débora.

E, ainda de acordo com os profissionais de nutrição, crianças que tomam café da manhã e consomem cereais integrais com leite, frutas, iogurtes, carboidratos e proteínas (macronutrientes) e vitaminas do complexo B, ferro, cálcio (micronutrientes) e fibras, apresentam melhor resultado cognitivo e rendimento escolar.

Vale lembrar que aqueles que não costumam tomar café da manhã devem descobrir o motivo e mudar o hábito. Pode ser que estejam comendo em grande quantidade e tarde da noite, por exemplo. A mudança de alguns costumes é o começo para quem quer mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. 

Fica a dica:

  • Acorde mais cedo, evite a desculpa de “falta de tempo” e adquira o hábito de desjejum
  • Inicie com metade de uma fruta ou uma torrada, barra de cereal, leite, bebida a base de soja, suco ou vitamina. Ou seja, não saia de estômago vazio
  • Leve uma fruta ou um suco para consumir no caminho até o trabalho ou, se preferir, saia mais cedo e pare numa padaria para tomar o café
  • Faça o café da manhã com alguém, o compromisso ajuda a criar o hábito
  • E não tenha dúvida. As crianças aprendem por imitação, dê o exemplo